Caixa Hortifruti Pisani CN 60 L2


Pisani CN 60 L2

A Pisani Soluções em Plástico ajudou a mudar o futuro das embalagens para a indústria de bebidas e alimentos. É líder no mercado latinoamericano em embalagens plásticas retornáveis. E é referência em qualidade construtiva de produtos robustos e duráveis.

Há mais de dez anos trabalhamos para analisar, desafiar e contribuir com a diferenciação dos seus produtos. Parte do nosso esforço envolve implementar uma estratégica linguagem visual nos produtos da marca, um “DNA de Design”. O intuito é que as pessoas reconheçam o produto da Pisani mesmo que a marca não esteja visível.

Este tipo de atuação de design deve ser feito com muito cuidado. Primeiro, pela posição de liderança da empresa. Segundo, porque são produtos que podem ter longos ciclos de vida no mercado. Portanto, o produto deve se manter atual pelo tempo em que permanecer em linha, independente de modismos e tendências.

Pois bem. Você deve conhecer esta caixa.

Este é um daqueles produtos tão presentes na nossa vida que às vezes sequer o notamos ao nosso redor.

É o campeão do hortifruti, presença certa e universal nas feiras livres, supermercados, nas lavouras e colheitas do agricultor, e também na indústria. Virou até mesmo elemento funcional e decorativo em interiores, casas e outros espaços.

Imediatamente percebemos que a Pisani nos deu a oportunidade de fazer o redesign de um clássico. A sua CN 60 L. E ressignificar um clássico é uma responsabilidade enorme.

A justificativa principal para este projeto era mercadológica: diferenciar-se da concorrência e prevenir cópias do novo estilo visual, do novo design.

Os requisitos de projeto envolviam alguns pontos fixos. O dimensional não podia mudar, uma vez que as caixas novas devem interagir (empilhar) com as existentes.

Outro ponto focal foi manter a orientação de design para o usuário, quem manuseia e movimenta estas caixas no dia-a-dia. Seja pegando-as pelas alças como apoiando-as no ombro, motivo pelo qual se manteve a superfície arredondada e lisa na parte inferior das laterais.

Proposta Inicial de redesign do CN 60 L, e modelo original.

Contendo os mais variados tipos de “cargas”, é importante que a caixa tenha ventilação com aberturas do tamanho certo: nem tão pequenas que prejudiquem a ventilação e nem tão grandes que parte de cargas caiam ou se danifiquem durante o transporte.

Além disso, buscamos a valorização da marca Pisani, com sua inserção em pontos estratégicos do produto, para melhor identifica-la.

No processo de design, buscamos redesenhar a alça (acesso para pega das mãos) e as janelas para ventilação da carga. Simplificamos as nervuras estruturais, dando uma continuidade às linhas para deixar o produto visualmente mais limpo. Ao mesmo tempo, as nervuras transitam em diferentes alturas, ficam mais altas ou baixas e se interceptam, deixando seu visual mais dinâmico.

Respeitando as exigências impostas ao projeto, entregamos um resultado único, e que foi levado um patamar adiante no modelo de produção.

Modelo definitivo – Pisani CN 60 L2

O projeto, realizado em conjunto com a área técnica da Pisani, entrega o CN 60 L2 com a linguagem visual dos produtos Pisani. Mesmo sendo mais leve que seu predecessor, mantém a robustez e capacidade de carga.

E, claro, com atenção especial à usabilidade e manuseio, nas alças e outras superfícies utilizadas na movimentação.

Mais ainda, o CN 60 L2 permite o uso com todos os outros modelos Pisani de mesmo padrão, inclusive o produto que complementa.


Publicado por Fernando Tonon

Industrial Designer

Deixe um comentário