Cesto Prático

Re-design de cesto expositor de pequenos itens leves, normalmente utilizado por lojas e comércios em geral. É fabricado pela Presto Sistemas de Organização.

Cesto Prático da Presto Sistemas de Organização

Brief Mercadológico

Talvez você já tenha visto este cesto expositor.

Era como o cesto produzido pelo cliente. Tinha pés fixos e não podia ser empilhado para o transporte, e era empacotado em “rolos” de 10 unidades.

O resultado era a baixa eficiência logística, o que encarecia o frete até o cliente. Essa era a “dor” que fomos contratados para resolver. O custo do transporte.

Brief Técnico e Visual

O produto deve ter dimensões iguais, ser feito do mesmo polipropileno reciclado, e permitir a ventilação dos objetos em seu interior. Também deve manter as superfícies para colagens de etiquetas, normalmente descrevendo os produtos expostos em seu interior.

A exigência de ferramenta de injeção simples, sem insertos, fez com que o visual do produto permanecesse igual.

Afinal, o design não é estética mas é a resolução de problemas.

Empilhamento do Cesto Prático

Solução

O projeto resultou em um modelo empilhável, com pés destacados que são montados pelo usuário final.

Expedido em conjuntos de dez unidades, com os pés acondicionados no último cesto. Por isso, o requisito de dimensões iguais aos do cesto anterior teve que ser descartado.

No mesmo espaço em que se colocavam 250 cestos do modelo anterior, couberam 1440 dos novos cestos práticos. Um ganho logístico de mais de 500%.

Resultado: Em 3 meses, o novo cesto superou as vendas do produto que substituiu. Nos três primeiros anos de produção, a média de venda foi de 15 mil unidades/mês.

Cesto Prático empilhado para transporte, e montado para uso.



Publicado por Fernando Tonon

Industrial Designer

Deixe um comentário